Header Ads

Número de testes para Covid-19 deverá dobrar no CE



A emergência sanitária provocada pelo coronavírus obriga a testagem rápida de pacientes com suspeita de Covid-19. “Testar, testar e testar”, orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na estratégia epidemiológica, o controle da pandemia é feito através da identificação de casos, somada a medidas como isolamento social e etiqueta respiratória. No Ceará, que identificou até ontem 185 pessoas infectadas pela doença, são realizadas 300 coletas para testes diariamente. Contudo, seguindo a recomendação global, o número deve dobrar até a próxima terça-feira (31).

Isso porque, 350 mil kits para teste rápido via gota de sangue e cujo resultado é liberado entre cinco e dez minutos, já foram adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). O titular da Pasta, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, aponta que o público prioritário para acesso ao exame será o de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão na linha de frente do tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19.

“Nós vimos o exemplo da Itália, de que é importante que os trabalhadores de saúde tenham o diagnóstico precoce, uma proteção especial, porque o resultado do atendimento depende muito da disponibilidade de mão de obra qualificada. É preciso evitar que aconteça essa contaminação, pois são fundamentais e têm feito um esforço sem igual”, justifica Dr. Cabeto.

Nenhum comentário