Header Ads

Dentista alerta para os perigos da transmissão do novo coronavírus através da saliva

 

Nos últimos dias, o Brasil vem sentindo os efeitos do aumento no número de casos de Covid-19 que se espalhou pelo país. Na Região Metropolitana do Cariri não é diferente das demais regiões, com Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) lotadas e a curva de infectados cada vez maior.

A situação causa insegurança mais uma vez aos governadores e prefeitos, levando várias cidades e estados a adotarem medidas severas. O Ceará, por exemplo, decretou por dez dias toque de recolher a partir das 22h até às 5h, com fechamento de estabelecimentos não essenciais às 20h, além de paralisação das aulas presenciais.

Novas variantes do vírus foram descobertas em vários países, inclusive no Brasil. A mutação possui, segundo especialistas, maior facilidade de contágio. Inclusive já é sabido que a sua transmissão se dá através de partículas de saliva infectada presente no ar, através do contato das mãos sujas nas cavidades bucal e nasal, e também nos olhos.

A dentista do Sistema Hapvida, Dra. Rafaela Magda, destaca que é importante sempre alertar para os cuidados que devem ser tomados com o compartilhamento de objetos pessoais como escova de dente, garfo, faca e copo. “Gestos simples como beijos, troca de carinho, aperto de mãos e abraços podem ser transmissores do novo coronavírus e em época de pandemia se faz importantes esses cuidados”, disse.

A recomendação ainda é ficar em casa e assim evitar a propagação do vírus. Quando for necessário sair é imprescindível o uso de máscara, álcool em gel e manter o afastamento social das demais pessoas, de pelo menos 1,30 metros.

Nenhum comentário