Lacen de Juazeiro do Norte inicia análise de exames para Covid-19
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que, a partir desta segunda-feira (16), a unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Juazeiro do Norte começa a realizar exames de RT-PCR para detecção da Covid-19. De início, o equipamento deve ter capacidade para analisar cerca de 200 testes diários, com previsão de que este número suba para 400.
De acordo com a Sesa, devem ser priorizadas as amostras das barreiras sanitárias de toda região do Cariri. Até o momento, 16 casos da variante de origem indiana foram confirmados em todo o Ceará. “Observamos, durante um ano e meio de pandemia, que uma das maiores dificuldades da região era o envio das amostras, pela distância. O serviço descentralizado só trará benefícios para o Estado e para população”, comemorou Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.
O exame RT-PCR
O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias, por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodão nas pontas. Segundo a Sesa, o resultado dos testes enviados pelas unidades ao Lacen sai em até setenta e duas horas e pode ser acessado pela plataforma Saúde Digital.
Post a Comment