Header Ads

Relógio da Coluna da Hora e mercado passam por reforma em Icó


 O relógio da Coluna da Hora, localizado na praça Aldo Landim, em Icó, continua sem funcionar há mais de 30 anos. O monumento, de 25 metros de altura, foi construído em 1953, na gestão do então prefeito Francisco Maciel da Silva. Os quatros relógios laterais que, entre os anos de 1982 e 1986 informavam as horas, apresentaram defeito e desapareceram depois de serem encaminhados para manutenção.

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, o relógio teria sido levado de Icó para a cidade do Crato, onde passaria por manutenção. Entretanto, atualmente, se encontra com um especialista em relógios, em Fortaleza, que revelou a um funcionário público municipal que, pela antiguidade, muitas peças do equipamento devem ser adquiridas em outros estados.

A Coluna da Hora deve, ainda, ser restaurada na parte interna, com a colocação de refletores e barras de suspensão para que o relógio seja recolocado no seu devido lugar. Enquanto isso, o Mercado da Coluna da Hora e a praça do entorno, conhecida pelo mesmo nome, passam por reformas, por iniciativa da administração municipal.

Como afirma o historiador Altino Afonso, o relógio da Coluna da Hora faz parte da cultura da cidade.

Nenhum comentário