Header Ads

Festividades do Senhor do Bonfim de Icó tem início nesta quarta, 22


 Tem início nesta quarta-feira (22), em Icó, a tradicional festa do Senhor do Bonfim, tida como a terceira festa religiosa do Ceará. As festividades completam 272 anos em 2021. De acordo com o frei Cassiano Rodrigues, as festividades terão início às 18h, com carreata saindo do ‘balão do Dner’ até o santuário, onde acontece o hasteamento da bandeira e benção dos automóveis.

Já nesta quinta-feira (23), acontecerá o primeiro novenário, que segue até o dia 1° de janeiro. Caminhadas serão realizadas pelas madrugadas nas comunidades.

No dia 1°, a tradicional procissão será, pelo segundo ano consecutivo, uma carreata, face à pandemia de Covid-19. Tradicionalmente, 30 mil pessoas participavam do momento com a imagem do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado), até a chegada do santuário.

No dia da carreata, por volta das 18h, quando a imagem chega no santuário, acontece a tradicional queima de fogos instalados no chão, feitos com pólvora, madeira e pedaços de madeira.

Muitas pessoas chegam a se arriscar no meio da bateria de fogos, em meio a coragem e devoção ao santo. Mesmo com o encerramento no dia 1°, as festividades ainda se arrastam até o dia 6, quando ocorre a recondução da imagem do santo ao altar principal do santuário.

No interior da igreja do Senhor do Bonfim, na parte mais alta do altar, a imagem do santo se destaca pelo arco de flores, o brilho das luzes e cor dourada dos raios que o adornam. A santidade não é a padroeira de Icó, mas a devoção é difundida na cidade. Devotos de várias partes do Brasil participam das festividades. Um parque de diversões já foi instalado no Largo do Theberge da cidade.

Compartilhar
 
 

Nenhum comentário