PF faz nova operação contra bando que transportava drogas em aviões da FAB
Policiais federais saíram às ruas na manhã desta quarta-feira (15) em busca de provas sobre a organização criminosa que usa aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para traficar drogas.
Na quinta fase da Operação Quinta Coluna, os agentes procuram por elementos que comprovem as investigações relativas à lavagem de dinheiro feita pelo chefe do bando que mandava drogas para a Europa por meio da FAB.
A investigação teve início após a apreensão de 39kg de cocaína transportados à Espanha pelo sargento da FAB Manoel Silva Rodrigues, em junho de 2019. O militar foi preso em flagrante pela polícia espanhola, julgado e condenado.
Já policiais brasileiros concluíram que a cocaína pertencia a traficantes internacionais que moram em Brasília.
Nesta quarta-feira, eles cumprem cinco mandados de busca e apreensão em na capital do país, em Florianópolis (SC) e cidades do interior catarinense.
A Justiça Federal determinou o sequestro e bloqueio de cinco imóveis; uma academia de ginástica; R$ 2 milhões, referentes a um empréstimo realizado pelo investigado; dois veículos de luxo; R$ 1,6 milhão de contas e de empresas do suspeito, que não teve o nome divulgado.
As investigações apontam que a aquisição de bens e movimentação de valores foram feitas majoritariamente em espécie e que o investigado teria usado parentes colocados como “laranjas” no esquema.
Também houve uso de empresas de fachada para dissimular a propriedade de imóveis e movimentação de grandes quantias. Os investigados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de reclusão.
Fonte: O Tempo
Post a Comment