Header Ads

Secretária de Saúde e diretora explicam incineração de medicamentos na Câmara de Juazeiro


 A secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, e a diretora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesau), Renata Bezerra Xavier, estiveram na sessão ordinária desta quinta-feira (3) da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a incineração de medicamentos denunciada pelo vereador Janu (Republicanos) no último dia 22 de fevereiro.

A convocação de Renata foi aprovada na sessão ordinária do último dia 22 de fevereiro. O resultado foi empate. 8 vereadores foram favoráveis e 8 foram contrários. O presidente interino da Casa, vereador Bilinha (PMN), desempatou pela aprovação. Francimones foi a convite do vereador Rafael Cearense (Podemos), líder do governo na Casa.

Na sessão desta quinta-feira (3), Francimones e Renata reforçaram a retórica já defendida de que o medicamento Amoxicilina estava disponível em abundância em todos os municípios contatados para possível doação ou troca. A situação seria fruto da não recomendação do uso do antibiótico na pandemia de Covid-19, protagonista da Saúde Pública nos últimos dois anos.

No início da sessão, houve um desentendimento entre parlamentares. O vereador Janu (Republicanos) alegou que a explicação de Renata sobre o que é o setor de assistência farmacêutica era “fugir do tema” da convocação, que era a incineração. Outros defenderam a apresentação da convocada.

Nenhum comentário